Uma das maiores preocupações dos pais é amar igualmente todos os seus filhos. Muitos temem que demonstrem um favoritismo por um em detrimento do outro. Contudo, a maioria dos pais sabe que não é possível escolher um filho preferido entre os outros. É difícil comparar o amor dos pais por um filho e outro. Por isso, é falso dizer que existe um filho favorito.

O amor de pais para seus filhos é praticamente instintivo. Esse instinto se deve em parte ao amor que os pais têm um pelo outro, e em parte à conexão emocional e física que os pais têm com seus filhos. Além disso, os sentimentos que os pais têm por seus filhos são únicos, assim como cada filho é único para eles. Portanto, é natural que o amor pelos filhos seja incondicional e igual.

No entanto, em algumas famílias, pode haver um comportamento que sugere que existe um filho favorito. Isso pode acontecer quando os pais tratam um filho de maneira diferente dos outros, seja de forma positiva ou negativa. Por exemplo, elogiar um filho em excesso ou dar mais presentes para um filho do que para outro pode ser interpretado pelos outros filhos como uma preferência. Quando isso acontece, os irmãos podem sentir ciúmes e ressentimentos em relação ao irmão favorito. Isso pode prejudicar a relação entre eles.

Uma das consequências mais graves desse comportamento é que o filho favorito pode se tornar arrogante e pensar que merece mais atenção e cuidado dos pais do que seus irmãos. Essa sensação de superioridade pode afetar as relações dele com outras pessoas fora da família. Além disso, isso pode gerar sentimentos de exclusão e isolamento em outros irmãos, causando todo tipo de maus entendidos entre eles.

Outra consequência do favoritismo entre filhos é que pode reforçar os padrões sociais e culturais que favorecem homens em relação às mulheres. Quando uma família reforça estereótipos de gênero, como homens são mais fortes e mulheres são mais sensíveis, pode levar a que todas aquelas que se identificam como meninas ou mulheres na casa se sintam prejudicadas por menos atenção, suporte e orientação. Isso pode ter um impacto negativo sobre a autoestima das filhas.

O que os pais devem fazer para evitar a sensação de favoritismo e melhorar a relação com todos os filhos é ter um compromisso com a equidade. Os pais precisarão, portanto, mostrar interesse na vida de todos seus filhos, se envolver de forma equilibrada em suas atividades, elogiar e encorajar todos seus esforços com igual entusiasmo e estabelecer regras de forma clara e justa.

Em conclusão, não há um filho favorito. O amor de pais para todos seus filhos é igual, forte e incondicional. Sempre que é percebida uma preferência, ela não representa o amor dos pais pelos filhos, mas simplesmente seu comportamento. Os pais devem fazer o melhor possível para evitar este comportamento e garantir que todos seus filhos sintam-se igualmente amados, respeitados e apoiados. Deste modo, uma relação entre pais e filhos continua a prosperar.